Você já sabe o que é Bullet & Art Journal?

Você já sabe o que é Bullet & Art Journal?

Então, vem conhecer e se inspirar com esse conteúdo incrível!

Você já conhece os termos Bullet Journal ou Art Journal? Ambas são maneiras de você soltar a criatividade, mas com finalidades diferentes. Enquanto uma busca te manter organizado, a outra quer ver sua imaginação bem aflorada. Ficou curioso? Então, pega a sua caneta e já começa a anotar as dicas que separei pra você! 


Vou começar falando sobre Bullet Journal, ou para os íntimos, BuJo! Trata-se de um método de organização criado pelo designer Ryder Carroll que ajuda a manter os compromissos, lembretes e tarefas planejados. Ela é toda personalizada e, nessa fase, a criatividade deve ficar bem solta, para que toda a customização seja feita de uma forma que favoreça quem vai usar! 


É muito comum que as pessoas criem suas próprias adaptações, usando como base a criação de Carroll, como sinal para identificar tarefas cumpridas, cores, símbolos, formatos e etc. Mas, como nenhuma rotina é igual, cada pessoa acaba criando suas próprias versões da BuJo. Seja como finalidade organizar o ambiente de trabalho, vida pessoal ou até mesmo deixar as duas em harmonia! Afinal, hoje em dia, trabalho e vida pessoal andam de mãos dadas, né? 


Na Bullet Journal podem ser feitas páginas específicas, como uma área só para organizar os livros lidos durante o mês, semestre ou ano! Também é muito comum ter separado algumas páginas para deixar a vida financeira em dia, e convenhamos que todo mundo precisa disso nos dias de hoje, certo? Ter um lugar personalizado para seus hábitos e rotina é super importante.


Outras funções superinteressantes para colocar na BuJo são:


  • Controle de Alimentação;

Saber o que pode comer é importante, viu?! Além de ser um grande incentivo para uma rotina mais saudável, o controle de alimentação pode ajudar a monitorar a vida de quem precisa controlar a diabetes e hipertensão, por exemplo. 


  • Controle de Exercício Físico;

Para aquelas pessoas que amam manter uma rotina ativa, nada melhor do que organizar os treinos e horários, né?

  • Controle de Ingestão de Água;

Já bebeu água hoje? Na BuJo você pode fazer uma tabela de horários, e sincronizar com alarmes no celular, para sempre lembrar de beber água, afinal, manter-se hidratado é importante.

  • Cronograma de Limpeza da Casa;

Falando sobre rotina corrida… Que tal um cronograma para saber o que fazer a cada dia da semana? Assim, dá tempo de descansar e de manter a casa limpinha!

  • Cronograma de Skincare/ Capilar;

Em uma época onde os cuidados pessoais estão em alta, a bullet pode ajudar a se programar na hora de pensar em uma rotina. 

  • Citações Memoráveis;

Manter as inspirações por perto, deixa tudo mais agradável, não concorda?

  • Motivos Diários de Gratidão;

Afinal, lembrar os motivos que fazem você ser grato, pode ser essencial para um dia mais motivado.

  • Resoluções de Ano Novo;

A listinha que todos fazem, e poucos lembram onde deixou… Na Bullet, estará sempre pertinho.

  • Viagens Feitas ou Planejadas;

Se planejar é imprescindível quando se trata de viagem, e guardar lugares para conhecer, comer e se hospedar com toda certeza vai facilitar a organização. 

  • Lista de livros, séries ou filmes;

Você lembra de tudo que leu ou assistiu esse ano? Então, reserve na BuJo um lugar especial para deixar registrado tudo que te marcou ou que deseja rever!

  • Aniversários.

Ah, os aniversários… Eu mesmo não me lembro de vários! E, pensando nisso, é muito comum encontrar uma área reservada para eles, na maioria das BuJos que vejo por aí.

A Bullet Journal é tão versátil que se adapta a qualquer rotina e qualquer necessidade, basta personalizar e ser criativo! 


Mas agora vou falar sobre um outro jeito de usar a criatividade: o Art Journal! 


Traduzindo literalmente como “diário de arte”, o Art Journal é um caderno onde você pode soltar a imaginação e deixar registrado inspirações, desenhos e reflexões! Também é conhecido como:


  • Caderno Artístico;

  • Caderno de Ideias;

  • Diário Criativo. 



Pintar, desenhar, colar e escrever são coisas comuns de se fazer no Art Journal, já que é por meio disso que a criatividade é aflorada! 



Tanto o Bullet Journal quanto o Art Journal podem ser montados em Cadernos Quadriculados e Cadernetas sem pauta! E, como o Sr. GIV ama uma boa dica, é claro que ele tem uma para você que deseja aderir a BuJo ou Art Journal: personalize a capa com uma arte que te inspire, afinal, ela vai te acompanhar todos os dias, né!


E aí, gostou da matéria? Aproveite para ler outros conteúdos inspiradores aqui do blog


Até a próxima!



;