Você já conhece o Behance?

Você já conhece o Behance?

Conheça a plataforma dos criativos

Saiba tudo sobre o Behance e como utilizar todas suas ferramentas.

Você sabia que existe uma plataforma onde os designers expõem seus trabalhos para outros profissionais e possíveis clientes? Essa plataforma se chama Behance. O Sr. GIV veio te contar tudinho sobre ela. 


Chamado de Linkedin dos Designers, o Behance é uma plataforma usada como portfólio para grande parte dos profissionais dessa área, mas também é usado por profissionais da área de comunicação, artes, fotografia, audiovisual e claro, publicidade. Ele é uma ferramenta da Adobe, e permite a criação de pastas, armazenando assim, trabalhos de diferentes áreas de forma organizada e visualmente atrativa.


As pastas do Behance podem conter projetos específicos, ou como no caso da fotografia, pode ser uma forma de guardar um ensaio, deixando organizado a forma como as fotos ficarão dispostas. 


Perfeito né?


O Behance funciona tanto para quem está procurando “jobs”, como para quem está precisando de um profissional! Tanto que a própria rede social conta com uma área específica onde aparecem vagas em aberto para os profissionais que estão procurando por oportunidade. Como o portfólio está disponível no site, o candidato pode ser avaliado por lá mesmo! 


Já que é uma rede social de alcance internacional, faz com que um mundo de possibilidades seja aberto, aproximando profissionais de todos os lugares, para trocar conhecimento e ajudar no exercício da criatividade. Um excelente meio de exercitar seu networking!   




O Behance é com certeza uma das melhores ferramentas de interação entre profissionais criativos, que querem compartilhar experiências e dividir trabalhos. Ela é perfeita para a hora que bate aquele bloqueio criativo que faz com que nenhum projeto saia da mente para o papel. 



Dicas para Behance

Os projetos podem ser avaliados, então, o capricho na hora de montar seu portfólio precisa ser grande. Pensando nisso, o Sr. GIV trouxe algumas dicas para você usar, se resolver aderir a plataforma. 


Capriche na qualidade e quantidade de imagens

Procure sempre postar imagens com cerca de 1400 pixels de largura. A quantidade de imagens também é relevante, afinal, são por elas que seu trabalho será avaliado, então, é aquela máxima de “quanto mais melhor”, que deve ser levada em consideração.


Escolha com cuidado os trabalhos que irão dispor no site!

Eu sei, todos os projetos são importantes. Mas, lembre-se de que é um portfólio, e não uma linha do tempo sobre sua história profissional! Procure selecionar os projetos em que a qualidade do seu profissionalismo ficou mais visível. Nesse momento, escolher os melhores é a opção mais adequada. Outra dica importante, é sempre escolher “jobs” finalizados. Não postar tudo pela metade faz uma grande diferença! 


Descreva bem o seu projeto

Não esqueça de dar crédito aos colaboradores. Humildade nessa hora pode fazer toda a diferença. Na hora de escrever sobre do que se trata o projeto, seja específico, explique sobre ele seu processo criativo, mas sem que o texto seja cansativo. 


O uso da tag

é importante em qualquer rede social, e no Behance não seria diferente! Selecione as que melhor se encaixam com o que está expondo. Isso facilitará no momento em que procurarem pelo seu trabalho. 


A capa

Ah, a capa. Ela é o rosto do seu projeto, já que é a primeira coisa que aparece antes de o portfólio ser aberto. Capriche na imagem de capa, faça com que ela chame a atenção e assim, quem ver ela pelo site se sentirá convidado a ver seu trabalho.

Behance ou site próprio?

Uma dúvida que muitos profissionais ainda possuem é se devem escolher o Behance ou se optam por montar o próprio site. Bom, ambos são excelentes! Se for possível, é bom manter o portfólio nos dois lugares. 


O site dará liberdade, tanto na escolha de layout como na de cores, fontes e formatações. Já o Behance, além de expor seu trabalho, também possibilita o contato com profissionais da sua área de atuação, assim, sua rede de contatos pode se expandir para outros lugares do país e até do mundo. 


E aí? Já sabe qual vai escolher? Enquanto decide, o blog da GIV Online tem uma matéria incrível para você ler sobre Mockups, a ferramenta perfeita para deixar o seu portfólio mais atrativo, é só clicar aqui e ler. 


Aproveite tambem para adquirir seu cartão de visita personalizado.

Espero que tenha gostado, até a próxima!

;