Tendências para Volta às Aulas 2022

Tendências para Volta às Aulas 2022

Já está quase na hora de voltar a estudar, e o Sr. GIV quer te contar as novidades desse ano letivo!

O ano mal começou e já está cheio de novidades, principalmente em relação ao ensino. Nas escolas, o ensino híbrido (presencial e online) é uma das maiores expectativas e logo eu conto o porquê. Outro objetivo é a criação de novos métodos de ensino, dentro e fora das salas de aulas, para despertar novas habilidades e interesses tanto dos alunos, quanto dos educadores.   


Com todas as mudanças que vieram acontecendo no mundo, a educação precisou passar por adaptações, que na verdade são melhorias para que o ensino se torne cada vez mais inclusivo, e consiga ampliar compreensão de todos. Com tudo isso acontecendo, surgiram algumas tendências que podem ser aplicadas na educação nesse e nos próximos anos, e o Sr. GIV trouxe alguns aqui para explicar um pouquinho. Quer entender melhor? Então vem comigo!


Vou começar falando da tendência mais comentada, que é o Ensino Híbrido, aquele que citei ali no começo. Esse método mescla o ensino presencial com aulas ou conteúdos online, que podem ser feitos em casa e na escola, como um complemento ao material usado em sala de aula. 


Por conta do isolamento social, causado pelo coronavírus, muitas escolas trocaram seu ensino presencial por EAD, e existiu uma fase longa de adaptação entre instituição e aluno, que agora já está mais sólida, e esse entre outros, é um motivo para trazer o ensino online para o pós-pandemia. Esse tipo de ensino eletrônico é chamado de e-learning, e assim como outras inovações na área da educação, vem ganhando força, já que é mais flexível a rotina de quem busca conhecimento. Interessante, não acha?

  

A próxima tendência é a Otimização da Gestão Escolar que se trata de uma maneira interessante de organizar as atividades, para que a escola possa ser administrada de um jeito correto. Parece complexo, né? Mas na verdade não é! Essa otimização é feita desde pequenas atividades, como gestão de comunicação, até gestão financeira. 


No exemplo da gestão de comunicação, ela pode ser realizada de várias maneiras, mas principalmente mantendo uma boa relação entre a escola e os estudantes, e os pais, no caso de escolas de ensino médio e fundamental. Outra opção é a criação de um calendário de atividades, ou uma apresentação frequente do desempenho acadêmico! Isso é uma ótima estratégia para expor como o ensino está se desenvolvendo, e o mais importante: se está dando resultados!


Por último, existe uma tendência que anda crescendo cada vez mais no mundo, não só no universo acadêmico, mas nesse meio também. É o Real Skills! Você já deve conhecer o Soft Skills, que são aquelas características pessoais que todo mundo tem, como habilidades sociais e mentais que não são colocadas no currículo! E provavelmente você também já ouviu falar do Hard Skills, que ao contrário da anterior, se trata de habilidades que vão para o currículo, pois são habilidades conquistadas através de cursos, e com certificações.  


O Real Skills é a junção dos dois anteriores! Como assim? Bom, basicamente, é a união daquilo que é aprendido no curso de qualificação, com a criatividade e habilidades que já são próprias de cada pessoa. E essa união é uma das tendências que será explorada no meio acadêmico nos próximos anos. 



Com essas novidades, a volta às aulas será agitada, e para acompanhar toda essa dinâmica, os alunos precisam aprender e acima de tudo, a se organizar, pois novas rotinas nem sempre são fáceis de se acostumar, né? E é claro que o Sr. GIV tem as soluções perfeitas para isso, olha só: 


Caderneta - Ela é ideal para fazer pequenas anotações, para ser usada durante as aulas, como um lugar para organizar estudos ou até mesmo para carregar durante apresentações e palestras! Por ser personalizada, se torna um ótimo investimento de material customizado para a instituição de ensino. Lembrando que, ela é uma aliada dos professores, que sempre precisam de um lugar para fazer pequenas anotações. 


Caderno - Independente de toda tecnologia que rodeia as pessoas hoje em dia, o caderno ainda é o melhor lugar para estudos, né? Ele, sem a menor sombra de dúvidas, é o lugar onde todos conseguem organizar o conteúdo que foi aprendido para poder consultar depois. 


Agenda - Com tanta coisa para aprender, e uma rotina nova e corrida, se planejar vira quase um quebra-cabeças! E pra isso, uma agenda é sempre necessária, assim, os compromissos podem ser organizados e não são perdidos durante a rotina agitada. Ela é a amiga dos dias intensos. 


Planner Semanal -  A planner é aquela dica de amigo para quem precisa planejar a semana com antecedência, afinal, não se pode esquecer nenhuma tarefa, certo? Nela, todas as tarefas são detalhadas e podem ser priorizadas! Também tem espaço para colocar as ideias que surgem e fazer anotações, o que vai facilitar ainda mais a rotina do estudante. Gostou, né?


Depois dessas dicas, aposto que a volta às aulas será bem mais fácil, já que tudo estará bem organizado, só esperando para ser iniciada! O ano letivo está quase começando, e o Sr. GIV quer te acompanhar durante todo o ano, então corre lá no site e confira os produtos que vão te ajudar nessa fase! 


Espero que tenha curtido! Até mais. 

;