Sr. GIV explica: O que é Character Design?

Sr. GIV explica: O que é Character Design?

Descubra o que é Design de Personagem e como montar o seu!

Você sabe o que é Character Design? Não? Então fica aqui, porque o Sr. GIV trouxe uma matéria IN-CRÍ-VEL para te contar o que é, e o passo a passo para desenvolver o seu. 


O Character Design é um profissional responsável pela personificação de personagens, por isso, também é chamado de Design de Personagens. Ele transforma visualmente o que antes, na maioria das vezes, era apenas uma narrativa ou uma ideia. 


Parece coisa de outro mundo, né? Mas não é! Você já deve ter visto muitos em diversos lugares, desde sites, televisão, quadrinhos, videogame e por aí vai.  


O processo para montar um Design de Personagem envolve algumas etapas, afinal, ele vai se tornar um símbolo, seja de uma marca, história, ou qualquer coisa que venha a representar. Dentro desse processo está a fase de estudos e Model Sheet.


Os estudos são para que o conceito ao qual o desenho irá simbolizar realmente conte uma história! Cada detalhe nos desenhos possuem um significado e de nenhuma forma é colocada de maneira insignificante, pelo contrário! Cada ponto tem um simbolismo. E, para que sejam bem organizados, é imprescindível que haja um estudo profundo sobre o tema que será retratado. 


Por exemplo, cada símbolo e forma geométrica tem seu significado! É comum encontrar super heróis com formas “quadradas”, ou linhas retas. Enquanto na hora de representar vilões, a forma explorada seja o triângulo, como no chapéu das bruxas ou no próprio rosto. Assimetrias, narizes e rostos finos e grandes também são exemplos de características adotadas para representá-los. 


Da mesma forma que os triângulos são usados na representação dos vilões, os círculos levam a ideia de bondade e fragilidade. Lembrando que, isso não é uma regra, afinal, tudo depende do artista que está criando a imagem do personagem! 


Além das formas, outro detalhe essencial que deve ser pensado com cuidado na hora de montar os personagens, são suas cores! Sua paleta de cores é importante para a identidade visual. Pense bem… o que seria das meninas super poderosas sem as cores azul, rosa e verde? Então, entender sobre a psicologia das cores é algo indispensável. 


Depois que o personagem estiver formulado e devidamente testado, ou seja, depois de ter feito simulações para ver como ele se encaixa em diferentes situações, é o momento de montar o Model Sheet! A “folha de modelo” ou Model Sheet, como é mais conhecido, é um documento onde fica registrado todos os trejeitos, roupas, gestos, atitudes, tudo que diz respeito ao personagem e seu comportamento. É como uma instrução de uso, mostrando como funciona em todos os ângulos e em diferentes situações.



Empresas de diferentes segmentos passaram a representar suas personas de forma interativa, através do Character Design, como a Lu, do Magalu e a Nat, da Natura. Mas não é tão simples fazer essa representação, pois não se trata apenas de uma animação! O Design de Personagem, quando se trata de marcas, precisa representar os valores da empresa, a mensagem que a mesma vai passar e, além disso, é preciso pensar com cuidado no público que será atingido, assim, a personagem terá a linguagem desse público. 


Além disso, Character Design é o responsável pela criação de personagens em segmentos como no universo gamer e dos desenhos animados. No videogame, esses profissionais desenvolvem personagens com trajetórias, características físicas e emocionais, personalidade e até trejeitos de andar e falar. Vai muito além de criar uma aparência, o Design de Personagem faz um trabalho de representação por completo.


Um exemplo muito usado são os personagens conhecidos, como o Homem-Aranha (Spider Man), já que ele solta teias de aranha. Mas não é só isso! Em “algumas animações ele se transforma” na sua juventude, por isso, é sempre representado por movimentos e falas joviais. Os movimentos usados para soltar as teias, as cores do traje, a vivência do personagem, são elementos utilizados na sua representação e que dão características ao personagem. Ou seja, aconteceu um estudo sobre a história dele, antes que fosse criado seu retrato visual, para que suas características sejam transmitidas de forma mais fiel. 


Em todos os casos, o processo de desenvolvimento de um personagem envolve uma técnica com muitas etapas de estudos e detalhes a serem aperfeiçoados. Nada acontece de forma rápida, pelo contrário! É um passo a passo repleto de detalhes.


E você, já conhecia essa profissão?!


Espero que tenha gostado de conhecer e até a próxima!

;