Qual a melhor resolução para impressão?

Qual a melhor resolução para impressão?

Tudo o que você precisa saber sobre DPI

A arte está pronta, o arquivo quase fechado, mas aí surge a dúvida: qual resolução está certa? Pensando em uma forma de te ajudar a sempre acertar em tudo, na hora de enviar seu arquivo, a GIV Online veio te falar hoje sobre Dots Per Inch (DPI), que é o responsável por determinar a qualidade da imagem que será impressa.


Sabe aquela máxima usada em diferentes ocasiões que diz: “Quanto mais, melhor”? Pois bem, ela se aplica completamente quando falamos sobre DPI. A sigla que vem das palavras Dots Per Inch, ou seja, Pontos por Polegada, é comumente usada para se referir a resolução de imagens, portanto, é muito vista no ramo gráfico.  


Mas, a pergunta que não quer calar é: qual a resolução perfeita para a impressão?


Começaremos pelas consideradas baixas, que ficam entre 72 dpi e 150 dpi, sendo que 72 dpi não é recomendável para nenhum tipo de material impresso, seu uso deve ficar apenas em monitores. Enquanto 150 dpi pode ser usado para impressão de jornal, onde se imprime apenas texto, sem imagem!


Indo direto para os extremos, existe a resolução 600 dpi, que reproduz a imagem em alta qualidade, porém, como desvantagem, ela deixa o arquivo muito pesado, fora que, o olho humano não consegue capturar todos os detalhes que compõem uma imagem com tamanha resolução. 


As imagens em 1200 dpi são excelentes para impressões de imagens com extrema qualidade. É vista em livros fotográficos, por exemplo, já que ela é capaz de demonstrar detalhadamente, o que o artista tentou transparecer. Porém, assim como as imagens em 600 dpi, ela deixa o arquivo muito pesado, o que dificulta o envio, fazendo com que muitas vezes precisem ser encaminhadas por aplicativos secundários, como o WeTransfer. 


Imagens acima de 1200 dpi são sinônimos de realismo. Elas deixam o arquivo extremamente nítido. Mas, vale lembrar que, essa nitidez não é captada a olho nu, portanto, a impressão desta resolução, pode não ser um investimento que valha a pena. 


Entre as resoluções 150 dpi e 600 dpi, existe a perfeita para impressão gráfica, que além de garantir qualidade ao impresso, também é ideal para ser enviada após o fechamento do arquivo! É a resolução de 300 dpi. 


300 dpi é uma imagem de boa qualidade, além de que é a mais adequada na impressão gráfica. 


Hoje, existem sites que melhoram a qualidade de fotos, além de aplicativos próprios para desenvolvimento de imagens, alguns exemplos são:


CorelDRAW - O Corel é um dos queridinhos dos gráficos, já que permite a criação de materiais com qualidade e suas ferramentas dão opções próprias para a impressão, deixando o arquivo com boa qualidade, de acordo com as dimensões e finalidades desejadas. Ele pode ser usado no desenvolvimento de qualquer peça gráfica.


Illustrator - O illustrator, assim como o CorelDraw, é uma excelente opção para criação e diagramação de arquivos, podendo ser usado para revistas, jornais e livros, entre outros materiais gráficos.


Photoshop - O photoshop é um dos favoritos para a edição de fotos. Suas ferramentas dão uma vasta quantidade de opções para que essas edições sejam feitas sem que a resolução seja comprometida. Mas, vale lembrar que, nada melhor para uma boa resolução que uma fotografia bem tirada, por isso, preste bastante atenção na iluminação, contraste e câmera usada! Quanto mais atenção houver no momento de retratar, menos edição será preciso posteriormente. 


Uma dica é: independente do programa escolhido, atente-se às cores e dimensões! Aqui no blog da GIV Online já tem uma matéria bem completa sobre qual a melhor configuração de cor, é só clicar aqui para ler sobre as diferenças entre CMYK e RGB.


Agora que você já sabe qual resolução escolher e os melhores programas para criar e editar, é só fechar o seu arquivo e mandar para a GIV Online! Aproveite para ler outras matérias aqui do blog, o Sr. GIV está sempre dando dicas para sua impressão.


Espero que tenha gostado! Até a próxima.  

;