O que ninguém te contou sobre PDF

O que ninguém te contou sobre PDF

Você sabe qual o melhor formato para a impressão gráfica?

Qual formato para gráfica?

O Portable Document Format, popularmente conhecido pela sigla que o representa, PDF,  foi desenvolvido pela Adobe. Mas, não se engane! Apesar de ter sido criado por ela, ele é usado para diversas finalidades nas mais variadas plataformas.  

Por ser uma família de formatos compacta e capaz de guardar diversas informações, são os mais usados na indústria gráfica! Existem extensões diferentes para esse recurso, como se fossem parentes próximos, mas aqui veremos o PDF/X, que foi formalizado pela ISO, Organização Internacional de Normalização, e divulgado em cartilhas pela ABTG, Associação Brasileira de Indústrias Gráficas.

O objetivo do PDF em si, sempre foi manter a finalidade inicial de cada arquivo. Ou seja, independentemente de onde o arquivo foi criado e para onde ele foi enviado, as funções e configurações não se alteram! Permanecem as mesmas. Ele é um formato universal e portátil, tornando-se o recurso de salvamento mais procurado.

No ramo de Design, o PDF é muito usado principalmente para a impressão, justamente por conservar o conteúdo nele contido.

Os principais formatos são: PDF/X1-A, PDF/X-3 e PDF/X-4. 

 Agora, conheça um pouco mais sobre cada um, assim, no final dessa matéria, saberá exatamente qual usar no seu cotidiano.

O PDF/X1-A é o mais usado em território nacional para impressão gráfica, mesmo que não seja o formato mais atualizado, é o mais aceito, principalmente por causa das suas configurações. As especificações desse tipo de arquivo determinam que, as cores presentes no material estejam em CMYK, isso por si só já demonstra o motivo desse favorecimento.

As cores CMYK são padrões para a impressão gráfica e como são requeridas no formato PDF/X1-A, acabam dando uma certeza maior que a impressão seguirá de forma correta.

Outro fator determinante na escolha desse tipo de PDF, é a tipografia, ou seja, as fontes, já que todas as usadas no arquivo devem estar convertidas em curvas, no programa original.

Outra vantagem é que esse tipo de formato já carrega consigo todas as informações de como o arquivo original foi desenvolvido, isso torna obsoleta a necessidade de entrar em contato com o Designer.  

O segundo formato é o PDF/X-3, que é bem semelhante ao anterior em diversos aspectos. A única diferença que se destaca é o fato desse formato aceitar cores variadas como a RGB e LAB.

Quanto às demais especificações, são bem semelhantes!

Por último, vem o formato PDF/X-4. Ele possui as mesmas especificações que o anterior, mas além delas, ainda permite o salvamento de arquivos com transparência.

Mas depois de conhecer os principais formatos usados na indústria gráfica, vem a pergunta que não quer calar: Qual o melhor formato para impressão?

Sem dúvidas o PDF/X1-A!

O motivo é que, as cores deste arquivo devem estar em CMYK! Esse formato de cor é aceito para impressões gráficas, já que são específicas para impressão. Diferente da RGB que é própria para o digital, a CMYK foi desenvolvida para ser usada em materiais impressos.

A GIV Online tem vários tutoriais que auxiliam no salvamento de arquivos para a impressão, pensados justamente para facilitar o seu processo. 

Espero que tenha gostado, até mais! 

;