O que ninguém te contou sobre Pantone

O que ninguém te contou sobre Pantone

Da arquitetura às passarelas, a Pantone é sempre uma referência!

O que é Pantone?

A empresa Pantone foi fundada por Lawrence Herbert no ano de 1962, em Carlstadt, Nova Jersey, EUA, onde ainda é sediada. Desde seu nascimento até os dias de hoje, a marca tem se tornado referência no mundo gráfico e também no ramo da moda e da arquitetura, já que suas cores sempre representam novidade e personalidade, independente do segmento ao qual esteja inserido. 


No início, a empresa tinha como função desenvolver cartões de cores para companhias de cosméticos, mas em 1963 foi criado a PMS (PANTONE MATCHING SYSTEM), ou Sistema de Correspondência Pantone. Esse sistema nada mais é que uma forma de padronização de cores! 


As cores se tornaram essenciais para a indústria, afinal, podem ser incorporadas em todo negócio, desde cores para roupas, recheios de bolo, panfletos, cartões de visita, paletas de maquiagens, linhas de esmaltes e etc. Grandes empresas, como Coca-Cola e Google usam as cores Pantone no desenvolvimento de elementos gráficos e até logotipos de suas marcas. A empresa desenvolve a cor e o cliente patenteia como dele, que foi o caso das marcas citadas e de outras como o azul da Tiffany & Co. 


A influência da escala Pantone nos diferentes segmentos se dá pelo fato da marca ter uma vasta paleta de cores, além disso, a empresa é a responsável pela “Cor do Ano”, que acaba influenciando em todos os segmentos, além da “Paleta do Ano”, que também é determinante nos negócios e produtos que serão desenvolvidos. E o setor da moda é o que mais utiliza essas cores, isso pode ser visto nas passarelas no mundo inteiro. 


A cor do ano, assim como a paleta, são determinadas por uma equipe que estuda profundamente tendências do ano anterior nas ruas, na moda, no cinema, televisão, arquitetura e decoração, tudo que de certa maneira dita o comportamento da sociedade. Nos últimos anos, as redes sociais e influencers também passaram a participar dessa pesquisa. 


A cor do ano é determinante na indústria, já que influencia o padrão de compra de muitos consumidores! Muitos tomam as decisões referentes aos seus consumos, levando em consideração a cor do ano determinada pela Pantone! 


Cores Pantone do ano de 2011 a 2021: 

  • 2011: Honeysuckle;

  • 2012: Tangerine Tango;

  • 2013: Emerald;

  • 2014: Radiant Orchid;

  • 2015: Marsala;

  • 2016: Rose Quartz e Serenity;

  • 2017: Greenery;

  • 2018: Ultra Violet;

  • 2019: Living Coral;

  • 2020: Classic Blue;

  • 2021: Ultimate Gray e Illuminating;


Para o ano de 2022, a cor escolhida pela marca foi PANTONE 17-3938 Very Peri, um azul floral dinâmico com sub tom vermelho, que segunda a própria marca, tem como objetivo encorajar a inovação e criatividade das pessoas. 



A Pantone, hoje em dia, continua comercializando guias de cores, amostras, paletas, catálogos, produtos que fazem alusão as suas cores, mas além deles, passou a vender através de collabs e de fabricação, outros artigos como roupas, cadernos, agendas e etc. A marca se tornou ativa em muitos ramos empresariais. 


Para a área de Design Gráfico, as cores em especificações Pantone podem ser convertidas em CMYK! Depois de selecionar a cor no site da Pantone, no lado direito da tela pode ser encontrada a opção “covert”. É só selecionar a opção Pantone to Pantone, nela, você coloca a cor que deseja e a seleciona. Assim, será direcionado à página com os valores da cor. 


Lembrando que, a conversão de cores também pode ser feita diretamente no programa que está sendo usado. 


Depois de escolher e converter as cores, é hora de finalizar e mandar pra GIV Online, né? 


E aí? Gostou de saber mais sobre essa marca super influente? Espero que sim! Até a próxima matéria. 



;