O que é um mockup?

O que é um mockup?

Descubra tudo sobre essa ferramenta

Não seria perfeito poder testar antes de executar qualquer projeto? Ou ter uma representação visual, para mostrar aos clientes os insights que repercutem na sua mente? O Mockup ou mock-up tem essa função. Ele é uma forma de simular como o projeto ficará depois de ser finalizado! Você não conhecia essa ferramenta? Então, continue lendo e saiba tudo sobre essa técnica. 


Hoje, os clientes estão cada vez mais exigentes com seus investimentos. Já que o mercado oferece muitas opções, eles começaram a escolher com mais rigor onde aplicar o fruto do trabalho. O mockup é o recurso perfeito para levar segurança à eles. 


A melhor amiga de um designer gráfico é a criatividade, logo em seguida vem os mockups e a Gráfica de confiança. Essa tríade é responsável por garantir o sucesso do projeto. 


Mas afinal, o que é mockup? 


O mockup é uma representação visual! É a melhor forma de expor uma ideia de forma clara com tamanhos e características reais, sem que seja necessário de fato imprimir! Ele é capaz de simular cores, texturas, formas, tamanhos e todos aspectos do objeto real. 


É uma ferramenta constantemente usada no ramo gráfico, já que é fundamental na elaboração de peças gráficas. Portanto, são vistos com frequência na simulação de materiais como cartões de visita, panfletos, faixas e embalagens. 


 


Há quem compare mockups às maquetes, já que ambas as opções possuem a finalidade de representar como o projeto ficará após a finalização.


Onde ele pode ser utilizado? 


Os mockups podem ser usados em qualquer produto e com a arte que for da preferência de quem o estiver editando, sendo que, na maioria dos casos são expostas as informações do esboço desenvolvido. Por exemplo, o logo e arte dos flyers.


Além de ser perfeito para essa função, o mockup é ótimo para expor produtos de site, como no caso da GIV Online. Mas, como pode ser usado em vários segmentos, não é incomum encontrá-lo em qualquer site que venda produtos personalizados, como aqueles que vendem camisetas e brindes. 


Onde pode ser editado um mockup? 


O programa responsável pela edição de Mockups é o Photoshop, já que esse tipo de arquivo é baixado e aberto nesses formatos. Após serem baixados, começam as edições. Esses arquivos podem ser totalmente personalizados através de seus objetos inteligentes, desde seus logos, às cores que serão usadas, assim, pode ficar com as características que o designer e editor quiser. 


Quais produtos gráficos mais testados em mockups? 


Os produtos gráficos, na sua grande maioria, podem ser testados e expostos através de mockups, além de Camisetas e Brindes. Os que são vistos com mais frequência são cartões de visita, folhetos, embalagens de delivery, adesivos e rótulos



Vale lembrar que, mockup não é protótipo! O mockup é visualizado apenas por imagem, enquanto o protótipo é impresso em dimensões reais, ou seja, vira um objeto físico. Podendo ser avaliado de mais formas, como o tato. 


E como o Sr. GIV ama uma boa dica, ele trouxe a melhor de todas, os melhores sites para baixar mockup! E são eles: 



Os três sites oferecem opções de mockups online e gratuitos, perfeitos para quem está começando a trabalhar com designer gráfico e precisa desse recurso para elaborar os projetos e até mesmo incrementar o currículo, aumentando o portfólio. 


A GIV Online faz uso de mockups no site, isso pode ser visto na imagem de todos os produtos. Entra lá pra dar uma olhada e aproveita pra visualizar como vai ficar aquele impresso que você precisa, é só clicar aqui.


Espero que tenha gostado, até a próxima!  

;