O que colocar no portfólio de um designer

O que colocar no portfólio de um designer

Aprenda como divulgar seu trabalho!

Um dos aspectos mais importantes da vida de um designer gráfico, é o seu portfólio, afinal, ele é a porta de entrada para os famosos jobs. Mas, não pense que é simples ter um portfólio atraente, é preciso se atentar no que é exposto! Pensando nisso, hoje o Sr. GIV veio dar dicas valiosas para montar o seu e mostrar a importância de ter mockups bem elaborados.

Existem dois tipos de portfólios: o físico, que é impresso e pode ser mostrado pessoalmente para os possíveis clientes. Nele, deve conter formas de entrar em contato, imagens e informações extremamente necessárias. 

O portfólio digital, principalmente na área de design, é o mais usado hoje em dia! Ele fica online e está sempre à disposição de possíveis trabalhos, portanto, isso acaba sendo uma das melhores opções para entrar em contato com você!


Mas, independente de qual modelo você escolher, é imprescindível que seja levado em conta a organização no momento de estruturar as informações dispostas! Quanto mais simples de encontrar o que se está procurando, mais fácil para a empresa, e mais tempo é economizado, pois é melhor para o contratante. 


Imagens de qualidade são imprescindíveis para os designers, afinal, um profissional que trabalha com essa forma de expressão, precisa demonstrar seu conhecimento principalmente no portfólio! Escolher mockups bem elaborados e, se possível, criar os que pretende usar, é um diferencial importante.  

E, é nesse momento que se deve priorizar trabalhos autorais, afinal, a intenção do portfólio é basicamente demonstrar tudo que o profissional é capaz de criar. Mostrar a experiência do designer e como é sua atuação na área de atuação! Uma dica importante é ter um logo, uma assinatura para o seu trabalho, assim, sempre que for visto, saberão de onde vem e suas artes se tornarão referência onde forem expostas! 

Outra dica é selecionar os melhores trabalhos! Nesse momento, qualidade é melhor que quantidade. Não é interessante colocar todos os trabalhos que o designer fez, mas sim, mostrar os que melhores foram avaliados. É preciso atenção ao mercado que pretende atuar, porque é preciso focar nele e expor os trabalhos que foquem nesse ramo.

Com isso, chegamos na principal ferramenta de divulgação para o trabalho: o mockup!


Os mockups são representações visuais de ideias e possibilidades, conhecidos também como maquete digital. São excelentes para se ter uma noção de como o trabalho ficará após finalizado! Eles podem ser usados tanto em portfólio online como físico, já que em ambos os casos servem para mostrar a qualidade do trabalho. Para os que optam pelo digital, uma boa plataforma para expor os jobs é o Behance, ele é usado justamente para divulgação.



O Mockup é essencial e indispensável para qualquer portfólio, afinal, a maioria das empresas e marcas preferem avaliar o profissional de acordo com o que ele já fez. Isso porque, é mais fácil ter uma ideia de resultados observando o que já foi feito, portanto, é um jeito garantido de conseguir trabalhos. 

Esse meio de exposição é fundamental para que o portfólio possa ser avaliado da maneira correta.

E você, designer? Já usa mockups para divulgar seu trabalho? Conta lá no Instagram! 

Espero que tenha gostado das dicas, até a próxima!


;