Macros e microtendências no Design Gráfico

Macros e microtendências no Design Gráfico

Você sabe como usar as tendências em seu favor?

Você sabe o que é uma micro e uma macrotendência? Venha descobrir com o Sr. GIV! 

 

As macrotendências são tendências mundiais de comportamento, que possuem um prazo consideravelmente longo, como de 5 a 10 anos ou até mais. Independente do segmento ao qual seja aplicado, essas referências são capazes de determinar o fluxo do mercado e influenciar movimentos socioculturais, impactando de maneira ampliada todos os contextos. 


Elas são as principais influenciadoras para o surgimento de microtendências. As macros mudam os comportamentos e ditam, de certa maneira, uma nova realidade, por exemplo, a tendência de “menos é mais”, que influenciou diretamente no surgimento da tendência de minimalismo, que foi vista em diferentes indústrias como moda, decoração, design gráfico e em todos os ramos que utilizam a arte visual.


Essas pesquisas costumam ditar padrões de consumo, economia, moda, música, literatura, arquitetura, design, política, entre outros.


As microtendências possuem um prazo mais curto, geralmente entre 3 e 5 anos, e costumam ser usadas como uma maneira de chegar ao público-alvo de um jeito mais direto, como no exemplo acima, onde foi possível visualizar a macrotendência influenciando as decorações dos ambientes, as roupas encontradas no varejo e em diversos âmbitos.       


Quem possui algum negócio, independente do ramo, precisa sempre se atentar às tendências, e pensando nisso, o Sebrae fez um Guia de Tendências, focado em pequenos negócios, para os anos de 2020 e 2021, e hoje, o Sr. GIV trouxe algumas delas, mas focadas para o design gráfico. 

 

Reumanização Globalizada (macrotendência)


Nunca antes foi vista uma onda tão grande de doenças causadas por fadiga e estresse. A maioria das pessoas estão no limite, tanto no corpo quanto na mente, focando unicamente em lucro e esquecendo da saúde física e mental. Por causa disso, uma macrotendência para os anos de 2020 e 2021 foi a reumanização globalizada, que busca basicamente uma reconexão com o próprio eu e com a natureza.


  • Consumo verde (microtendência) 


No ramo empresarial, isso impactou na busca e oferta de produtos alimentícios que fazem bem ao corpo, como os orgânicos, e no design gráfico, a procura foi por matérias-primas que não agridem o meio ambiente de forma agressiva, como o papel! 


Conexão de tudo (macrotendência)


O mundo real e virtual nunca esteve tão próximo como nos dias atuais, um dependendo direta ou indiretamente do outro. Isso fica visível até nas formas de interação, já que decisões e resoluções constantemente são decididas através das telas. Aí você pergunta: - Sr. GIV, o que isso tem haver com o Design Gráfico? Pois bem, qual a melhor forma de oferecer seus dados pessoais, como email e WhatsApp, do que por um cartão de visita? Hoje, eles podem ser impressos com QR Code, o que facilita ainda mais essa interação. 


Vivenciando Experiências (macrotendência)


Ao mesmo tempo em que a interatividade por meios virtuais estão em alta, uma contracorrente tem se tornado uma das grandes macrotendências dos últimos anos, que é a de viver a vida na prática, ou seja, estar perto das pessoas e sair um pouco do virtual para usar o tato e conversar olho no olho. Essa tendência fez com que a necessidade de trocar um pouco o digital pelo analógico, empresas estão retornando aos impressos, trocando ítens de seus negócios por materiais que transmitam essa ideia de toque, como cardápios de papel ao invés dos online. 


  • Autêntico e Simples (microtendência) 


Esse convite a viver o mundo real propõe aproveitar as experiências com muito mais proximidade e passar momentos de simplicidade! E, tentar transmitir isso no ramo gráfico é sim, um desafio, mas não uma missão impossível, afinal, livros, revistas, campanhas feitas com divulgação impressa como folders, mantêm a tradição de tocar, cheirar e folhear página por página, que é um prazer que o mundo digital não consegue proporcionar.


Gestão Inteligente (macrotendência) 


A gestão inteligente refere-se à adequação das empresas aos novos mercados, novas tendências e novas configurações do mercado. Para os gráficos, é um momento de testar e experimentar as mudanças no ramo, entender o que se adequa a seus negócios e investir em ideias que tragam benefícios a longo prazo. 


  • O futuro da publicidade digital (microtendência)  


Ainda que haja muito uso das redes sociais para campanhas publicitárias, os materiais impressos também cumprem perfeitamente a função de “vender”, mas de forma sutil e dando ao público o tempo necessário para que leia e se intere sobre a marca quando e onde quiser. 


Você consegue ver como uma macrotendência pode ser capaz de criar tendências menores (micro), para que o mercado se renove e se adapte às grandes mudanças promovidas pela forma de pensar, agir e consumir do público em geral? 


Essas pesquisas têm, principalmente, essa função! Mostrar o que todos estão querendo consumir, ver, sentir e entender, para que a indústria possa entregar o que todos precisam, de maneira sutil, mas fazendo a diferença no cotidiano de todos. 


Interessante né?! Bom, espero que tenha gostado, e aproveite para ler outras matérias do blog, é só clicar aqui para aproveitar! 


Até a próxima.

;