Guia completo sobre projeto gráfico

Guia completo sobre projeto gráfico

Você já sabe que caminho seguir para montar um projeto?

O projeto gráfico é um início para que metas sejam alcançadas!


Desenvolver um bom projeto gráfico é essencial para que todas as ideias sejam passadas ao cliente! Além disso, quando bem elaborado, pode ser capaz de conquistar e atrair o público-alvo para o qual está sendo desenvolvido. Mas, não é fácil criar um bom projeto! Pensando nisso, hoje o Sr. GIV trouxe dicas valiosas para te ajudar na hora de montar o seu! 


Vou começar com o essencial. Aquele passo que precisa estar no topo da lista no momento de desenvolver qualquer projeto: o Briefing. É importante conhecer a empresa para qual está sendo desenvolvido o trabalho. Saber os anseios e entender as necessidades da marca, são tópicos a serem levados em consideração nessa fase. É a fase de “entender a dor do cliente”.


Nessa fase, é fundamental que a equipe responsável pelo projeto, além de entender o que o cliente precisa, compreenda qual é o público-alvo dessa empresa, afinal, tudo o que será elaborado, terá como finalidade atingir esse público. 


O Brainstorming é a fase seguinte. Popularmente conhecido “chuva de ideias”, o brainstorming é uma série de insights para criação e execução de determinado projeto! Geralmente, é feito em grupo, como uma forma de explorar a criatividade de cada um. Mas, isso não significa que não possa ser feito individualmente, basta que o designer ou responsável pelo projeto, tire um tempo para colocar no papel, ou no computador, todas as sugestões para a proposta que será apresentada ao cliente. 



Nessa fase, já se sabe o que o cliente procura, portanto, é a hora de encontrar soluções para os problemas apresentados no briefing. Quanto mais ideias, melhor. Anotar todas para posteriormente saber quais serão levadas às fases finais, é um passo importante. 


Pode ser que a primeira ideia apresentada seja a que será usada no final, mesmo assim, não largue a fase do brainstorming, pois qualquer uma é válida e bem-vinda para que seja acrescentada no projeto.


Depois das ideias terem sido desenvolvidas, é hora de se organizar. Decidir como será seguido o passo a passo, como o projeto será desenvolvido, quantas fases, reuniões e apresentações, faz parte desse planejamento. Um cronograma bem elaborado faz com que prazos sejam respeitados e nenhuma fase acabe por ser esquecida. 


Prazos e cronogramas são assuntos para serem discutidos em uma reunião de pauta. Esse tipo de reunião gera alinhamento. As ideias mais relevantes são escolhidas e através dessa seleção, datas e prazos são estipulados. 


Lembrando que, a apresentação de mockups e protótipos são pontos primordiais nessa programação. O cliente precisa ter uma prévia de como o projeto ficará ao ser finalizado, assim, ele pode solicitar mudanças e adaptações. Os mockups são ferramentas muito escolhidas para essa pré visualização! Caso você ainda não saiba o que é ou porque usar, aqui no blog tem uma matéria bem completa sobre mockups


Tudo organizado? Então, é hora de pôr em prática. 


Depois da aprovação do cliente e das mudanças serem executadas, é importante uma última revisão para que não haja erros ou discrepâncias. Tudo pronto? Então, é só validar e colocar em produção! 


No caso de projetos gráficos, esse seria o momento de encontrar uma boa gráfica para a execução do que foi planejado! Encontrar um lugar de confiança e que seja capaz de demonstrar na impressão toda a qualidade do projeto é crucial. É nessa hora que a GIV aparece! 


A GIV Online é referência em qualidade de impressão, portanto, é a parceira perfeita para colocar em prática o projeto que foi desenvolvido com tanta dedicação e cuidado! É só clicar aqui, escolher o produto e mandar seu arquivo. 


Espero que tenha gostado! Até mais.

;