Fotografia e Design: união perfeita para venda de produtos

Fotografia e Design: união perfeita para venda de produtos

Veja como estas duas áreas se relacionam.

Você sabia que a Fotografia e o Design Gráfico têm muito em comum? Elas são duas formas de expressar, de transmitir uma mensagem e de estabelecer uma comunicação com o outro. Sem contar que, eles podem se complementar e ser a união perfeita para que o objetivo do seu projeto seja alcançado com mais sucesso!

Mas, para começarmos a falar sobre essas duas técnicas incríveis de comunicação visual, que atraem os olhares de tantas pessoas em todo o mundo, que tal saber um pouco mais da história de cada uma dessas áreas? Bora lá?!

A fotografia está presente em nossas vidas há muito tempo, para ser mais exato, desde 1836, quando Joseph Nicéphore Niépce foi reconhecido por fazer o primeiro registro fotográfico. 

As câmeras também tiveram diversas evoluções ao longo dos anos, começando pelo Daguerreótipo. Logo após, surgiram novas técnicas de tirar uma fotografia, como o calótipo que foi um aperfeiçoamento no processo de fixação de imagens criado em 1841, pelo cientista William Henry Fox. Já a fotografia colorida - em 1861, foi produzida pela primeira vez por James Clerk Maxwell. 

A Kodak foi a primeira empresa a criar uma câmera comercial e de acesso popular em 1901, já que, antigamente, somente profissionais tinham esses aparelhos. A Kodak foi referência em filmes coloridos e na fotografia instantânea, com a Polaroid. As revelações de fotos também ficaram populares neste período. E em 1990, vem a máquina digital. 

Já o Design Gráfico surgiu com a Revolução Industrial, mais precisamente na área têxtil, que era o principal segmento daquela época. Isso porque, foi preciso sinalizar os departamentos dentro da indústria, nascendo então a comunicação visual. Legal, né?!

Agora que já sabemos como a fotografia e o Design Gráfico surgiram na história, chegou a hora de falar como eles se relacionam quando o assunto é se comunicar com outra pessoa e passar aquela mensagem, principalmente na hora de vender um produto.

As fotos são muito utilizadas para causar uma boa primeira impressão e atrair os olhares dos consumidores, além de ser um dos principais fatores na decisão de compras, por mostrar como é realmente o produto que o usuário está procurando.

Então, no momento de montar uma peça gráfica, muitos designers optam por utilizar as fotos, com o objetivo de chamar a atenção por ser mais realista e fiel, gerando mais visibilidade e conversão, ou seja, muito mais vendas.

E quem é que não quer vender hoje em dia, né?! 

Por isso, é ótimo quando o designer tem já noções de fotografia para que consiga desempenhar um trabalho mais completo, se o objetivo do projeto do cliente for esse!

Já que estamos falando de fotografia, também vou te passar algumas dicas de como fotografar os produtos.

  • Iluminação: É preciso estar atento à uniformidade e distribuição da quantidade de luz na câmera. O mais recomendado é tirar a foto com a iluminação natural do ambiente. A sombra também é um fator importante na composição da imagem e ela pode ser sombra dura ou sombra suave. De acordo com o blog Wix, quando o tamanho da fonte da luz é pequeno comparado ao tamanho do objeto ela é denominada sombra dura, já quando o tamanho da fonte da luz é maior que o objeto, muitas vezes com a ajuda de um difusor de flash, essa é a sombra suave.

  • Fundo Infinito: Geralmente, para fotos de produtos, é utilizado fundo branco ou claro. Para fazer esse tipo de processo, você vai precisar de um papel branco ou um tecido na mesma cor, com uma dobra, a fim de criar uma curva. O produto precisa estar no centro da foto, para ser o destaque que você deseja. 

  • Ângulos: O ângulo é outro fator diferencial na composição de uma foto. Por isso, teste o produto em diversas perspectivas para ver em qual ele se enquadra melhor.

  • Estabilidade: Para evitar borrões ou fotos tremidas, a estabilidade da câmera é essencial no momento da foto. O tripé é o mais indicado para fazer imagens estáticas e precisas, caso não tenha, você tem a alternativa de apoiar em algum objeto fixo.

  • Filtros: O filtro não é mais recomendado para fotos de produtos. Hoje em dia, os consumidores querem mais realidade na imagem e os filtros meio que "maquiam' algumas partes do produto, o que faz o cliente desconfiar daquilo que você está apresentando. 

  • Edição: Após as suas fotos tiradas, chegou a hora da edição. Nesta parte, você que é designer gráfico, vai juntar as imagens que fez, com a criatividade que possui. A edição pode ser feita pelos famosos programas que os designers amam: Photoshop, CorelDraw e Illustrator, por exemplo. 

Com a foto já tratada, é hora de colocar a criatividade em ação! Unir a fotografia com o design gráfico. Faça tudo de acordo com a proposta do cliente e com elementos que você acha que vão funcionar para gerar a venda. Pode colocar texto, caso achar necessário ou outros tipos de figuras que você entenda que sejam fundamentais para convencer o cliente a comprar o produto que está apresentando.

Esse tipo de serviço tem crescido bastante, como em comunicações impressas, sendo o banner e o panfleto, por exemplo, e principalmente com o aumento da concorrência na internet, em que muitas pessoas usam o visual para atrair os consumidores na plataforma e-commerce.

As redes sociais também vêm sendo muito utilizadas para a divulgação de produtos, inclusive o Instagram que é uma mídia que preza muito mais por fotos do que por texto. Então, vale a pena investir neste tipo de canal também para o crescimento de vendas, através da junção de fotografia e design gráfico.

E, aí, gostou dessa união? Então comece agora a usar estas duas estratégias para um único propósito: atender bem o cliente e fazer com que a marca dele cresça! Ah, também tenho outras matérias aqui no blog que podem te ajudar ainda mais, que é: como aumentar as vendas pela internet e as vantagens de ter um negócio no marketplace. Continue aqui comigo, hein!

Até a próxima.

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