Dia 20 de junho: Dia do Revendedor

Dia 20 de junho: Dia do Revendedor

Vem celebrar comigo! É Dia do Revendedor e Dia da Indústria Gráfica.

Dia 20 de junho é celebrado o Dia do Revendedor, uma profissão tão importante para a nossa sociedade e que facilita tanto o processo de compra e venda de diversos tipos de mercadorias. Por isso, hoje o Sr. GIV quer falar um pouquinho sobre essa atividade histórica, que auxilia a vida de muitas pessoas. Vem comigo!

Você já ouviu falar em caixeiro? E caixeiro-viajante? Eles eram os representantes comerciais que atuavam no século XX, vendendo tecidos, joias, especiarias e outros artigos, com a expansão do capitalismo que iniciou no Estados Unidos, que acabou se espalhando pelo mundo. Ah, e esses caixeiros também eram conhecidos como mascates, já que viajavam de cidade em cidade para vender mercadorias. 

O seu papel se tornou tão importante que acabou sendo cada vez mais valorizado e requisitado pelos consumidores, já que o caixeiro facilitava o acesso ao consumo de determinados produtos, sem contar na habilidade de lidar com pessoas, com talento e simpatia.

E nesses dias modernos não é diferente! O revendedor que hoje também é conhecido como representante comercial, tem muita habilidade de comunicação e não tem vínculo empregatício, no que acaba muitas vezes oferecendo produtos de várias empresas para suprir as necessidades de cada cliente.

Aqui no Brasil, a profissão de revendedor foi tão enaltecida e, graças à personalidade cativante de manter um bom relacionamento com seus clientes, esse oficio foi regularizado com a Lei nº 4.886/65 de 9 de dezembro de 1965, que inclusive, chegou a ser modificada em 1992.

Além disso, no dia 10 de março de 1966 foi criado o Conselho Federal dos Representantes Comerciais (CONFERE), que é responsável pela fiscalização e normatização dos conselhos regionais no Brasil. Interessante, né?

Ah, e nessa semana tem outra data muito importante que faço questão de mencionar aqui, que é o Dia da Indústria Gráfica! Essa é outra data histórica, que é celebrada desde 1988. E, sabe por que essa data foi intitulada como o Dia da Indústria Gráfica? Não?! Então, continue comigo que o Sr. GIV vai contar para você!

A data está relacionada ao nascimento de Johannes Gutenberg, conhecido como o pai da indústria gráfica e da comunicação moderna. Gutenberg nasceu na Alemanha por volta de 1.400 e é o inventor da prensa com tipos removíveis. Foi essa tecnologia que permitiu a impressão em massa pela primeira vez na história e que revolucionou a disseminação da informação. Legal, né?

Você e eu, temos muitos motivos para celebrar! Dia do Revendedor e Dia da Indústria Gráfica, têm vários contextos históricos e são extremamente relevantes até os dias de hoje. Pense comigo: o revendedor tem tanta expertise e carisma, que ele sabe como ninguém apresentar as principais características técnicas de um produto, além de suas vantagens e diferenciais. Assim como você, que é um revendedor gráfico, sabe bem o que seu cliente necessita, desde a personalização, até a impressão de um material gráfico para um prestador de serviços ou um ponto de venda.

A arte do comércio é um verdadeiro dom, Feliz Dia do Revendedor! 

;