Descubra as vantagens do Diário Criativo

Descubra as vantagens do Diário Criativo

São 5 pontos trabalhados neste processo.

Quem aí já escreveu um diário na infância ou na adolescência, com momentos marcantes do dia? Ahhh… bateu até uma nostalgia agora, né? Mas, você sabia que também tem um diário para estimular a sua criatividade?

Isso mesmo! O diário passou a ser utilizado como uma técnica de busca por inspirações que, cá entre nós, é preciso muito para montar um layout para impressão. 

Pensando nisso, hoje vou te mostrar quais as principais vantagens dessa nova técnica. Bora lá?

 

1 – Estimula sua liberdade criativa

O diário é democrático. Ele aceita tudo, não te julga, não te passa briefing e promete não contar a ninguém se você não contar. Isso te dá liberdade e tira o peso da expectativa de como o mundo vai reagir com aquilo que você criou. Você está livre para que sua criação sirva ou não para alguma coisa.

 

2 – Te faz planejar e pensar a longo prazo

Escrever numa folha solta é instantâneo e escrever em um “livro em branco” exige planejamento. Normalmente você busca uma conexão entre um conteúdo e outro. Isso te ajuda em raciocínio lógico, em colocar ideias no papel e na habilidade em criar conexões entre tópicos diversos. É criatividade pura!

 

3 – Realmente faz bem pra memória

Dizem por aí que a melhor forma de aprender ou reter informação é quando você a reproduz e visualiza.

Lembra da escola? Quando você não estudava para prova e depois preparava uma cola com as fórmulas de Bhaskara? Só o fato de escrever aquelas fórmulas em um papel bem pequeno para o professor não ver, já te ajudava a memorizar a fórmula. Às vezes, você nem usava a cola porque na hora lembrou do momento em que estava criando a cola. E o legal é que ter uma boa memória é ter matéria-prima para as conexões acontecerem. Sem memória, não tem conexão. Sem conexão, não tem criatividade.

 

4 – Faz de você um Produtor de Conteúdo

Seu diário não vai se escrever sozinho. Você tem que colocar coisas nele. E quando você se empolga, tudo flui. Produzir é colocar a criatividade em prática. Arrisco dizer que conteúdos independentes que você criar para o diário, vão de algum modo se conectar em uma ideia e virar a solução para algum projeto.

 

5 – Você pode errar e não tem prazo pra entregar

Essa é uma das melhores coisas da criatividade: o erro.

Na criatividade pode errar sim, e isso pode levar a algo muito bom e, até mesmo, fazer com seus pensamentos “saiam da caixa”. O diário é seu projeto pessoal onde está tudo bem errar, se rabiscar ou se “atrasar o job”. Quantos projetos você está envolvido que te deixam verdadeiramente errar? – Se a resposta for 1, é muito. No diário você erra, testa teorias, escreve e se arrepende.

 

Fora tudo isso, ainda tem o fato de que o seu diário vira livro de referências de coisas que você já viu, pensou, imaginou e sentiu vontade de guardar em algum lugar. E ele está aberto à visitas por 24 horas.

Portanto, escolha logo um diário legal, que pode ser uma caderneta ou até mesmo um bloco de rascunho, para você começar a escrever e colocar todas as ideias em prática. 

 

Fonte: https://www.des1gnon.com/2017/08/5-razoes-para-ter-um-diario-criativo/

;