Conheça os tipos de laminações e suas utilidades

Conheça os tipos de laminações e suas utilidades

São 3 lindas coberturas e algumas delas também podem ser combinadas com verniz e hot stamping.

Todo impresso personalizado que você faz ou pensa em produzir com a gráfica GIV Online, tem o objetivo de oferecer aquela sensação única para quem está vendo, certo? E, para isso, é preciso caprichar em todo o projeto, seja na criação da arte, escolha do material e suas características, como: corte, tamanho, cores e coberturas. E, por falar nisso, você já ouviu falar em aplicar laminações nos impressos? 

As laminações são bem queridas no mundo gráfico e muitas vezes escolhidas para serem colocadas em projetos importantes para ter aquele diferencial na hora da apresentação da sua marca ou serviço. Mas afinal, o que são essas laminações?

Esse processo gráfico é feito através da aplicação de uma camada de plástico nos impressos, como cartões de visita e folhetos, por exemplo. Mas, não se confunda com o processo de plastificação que você já está acostumado a ver. Dentro da GIV gráfica online, o procedimento é feito no tamanho exato do seu impresso, com uma película super fina, diferente da plastificação, que possui uma borda, geralmente feita em documentos e tem um material mais espesso. Incrível, né?

Agora que você já sabe o que é uma laminação, veja quais são os tipos disponíveis aqui na gráfica GIV Online.

Laminação Fosca: a laminação fosca é a mais queridinha por aqui! Ela combina com a maioria dos impressos e traz um efeito opaco nos personalizados que fica perfeito, atrai os olhares de quem tem contato com ele e conquista muitos clientes.

Ele é bastante utilizado em cartões de visita, tags e mini cartões de diversos segmentos, sendo bem adequados para advogados, cabeleireiros, lojas comerciais em geral, entre outros.

A laminação pode ser aplicada apenas na parte da frente do impresso ou nos dois lados. Você escolhe o que mais deseja.

Laminação Holográfica: tem um projeto mais descontraído e muito contagiante? Então, essa é a opção ideal para você! A laminação holográfica, também conhecida como efeito holográfico em 3D, é muito chamativa e esbanja criatividade no produto personalizado, já que é composta por mini quadrados coloridos, que quando são movimentados, viram uma verdadeira explosão de cores.

Já esse tipo de laminação, é usado por DJ’s, casas de shows, eventos, designers de interiores, manicures e demais trabalhos que possuem uma imagem considerada mais animada.

A aplicação da laminação holográfica é feita nos dois lados do impresso, mesmo quando a personalização é produzida apenas na frente.

Laminação Soft Touch: para quem quer dar aquele toque todo especial nos impressos, a laminação soft touch é essencial. Soft touch em tradução livre significa toque suave, ou seja, essa película possui um aspecto totalmente aveludado que vai surpreender assim que for entregue a alguém.

Este procedimento é indicado para personalizados que envolvam os segmentos de estética, arquitetura e designers gráficos.

Sua colocação é feita também nos dois lados do material, sendo com a impressão apenas na frente, assim como na laminação holográfica.

Laminação Jateada: a laminação jateada é um enobrecimento feito aqui na gráfica no mouse pad. Ele é aplicado sobre o Neoprene, que é o material utilizado para produzir o acessório. 

A laminação jateada possui um aspecto áspero, para auxiliar e facilitar o uso do hardware.

Laminação Cristal: já a laminação cristal é feita nos famosos crachás e nas carteirinhas da GIV. Esse processo é aplicado no PVC e permite que o material fique mais resistente e firme.

Ah, além dessas coberturas poderem ser aplicadas separadamente, você tem a opção de fazer lindas combinações de laminações com outros enobrecimentos. Veja como!

Laminação fosca e verniz localizado: unir a sofisticação do efeito opaco com o destaque que o verniz localizado causa, com certeza, vai ser sensacional! Esse é o chamado BOPP, que faz a junção da laminação fosca com o verniz localizado.

Dessa forma, você vai poder colocar em mais visibilidade alguns dados do seu personalizado com o contraste das duas coberturas. Por exemplo: em um cartão de visita você quer deixar em evidência os seus contatos. Neste caso, você pode fazer a aplicação do verniz nestas informações, sem contar a beleza que fica.

Vale a pena mandar a sua arte e ver como fica. Tenho certeza que você vai amar tanto quanto eu!

Soft touch e hot stamping: O soft touch e o hot stamping são duas coberturas incríveis e que trazem muita elegância. A combinação entre o toque aveludado com o efeito metalizado faz com que o seu impresso ganhe muitos elogios e conquiste as pessoas apenas com os olhos.

O hot stamping, que significa “estampamento quente”, pode ser feito nas cores dourada ou prata, com aplicação apenas na frente do material. 

Este processo de impressão é feito da seguinte forma: O produto a ser estampado é colocado embaixo de uma chapa aquecida. Depois, uma fita (foil) é inserida entre eles e a chapa aperta para baixo. Logo, a fita se desprende e estampa o local desejado. Muito legal, né?

E que tal saber as duas principais vantagens que ela traz? Bora conhecer quais são!

  • Enobrecimento do impresso: muitas vezes, sair do óbvio é que traz um charme especial, ainda mais se tratando de impressos personalizados. Então, se você quer ser original e impressionar todos que vão receber o seu material, vale a pena investir em laminações.

  • Maior durabilidade: por ser aplicada mais uma camada em cima da impressão do seu produto, o seu impresso terá mais durabilidade do que o convencional, mantendo as cores e a qualidade intactas por mais tempo.

 

E aí, gostou de saber mais detalhes dos tipos de laminações da gráfica GIV Online? Espero que sim! Aproveite que já conhece cada uma delas e escolha a sua predileta para mandar o seu arquivo. São muitos impressos que você pode personalizar: cartões de visita, folhetos, agendas, marcadores de página, entre muitas outras opções. Vou ficar aguardando, hein!

Ah, tenho mais algumas dicas para você sobre alguns processos gráficos, tem uma matéria inteirinha falando sobre “como revender muito mais com o Hot Stamping”, “como os produtos impressos se relacionam com os nossos sentidos”, “quais são os tipos de dobras e como utilizá-las”, “5 passos para um cartão de visita de sucesso” e “saiba a diferença entre bloco e talão”. 

Aproveite a leitura e adquira muito conhecimento sobre o universo gráfico aqui na GIV Online. Para acompanhar tudo bem de pertinho, acesse a home do site e se inscreva na newsletter. Por lá, você recebe nossos conteúdos, além de descontos exclusivos direto no seu e-mail.

Feliz por ter você comigo.

Um abraço e até a próxima matéria!

;