Como lucrar com a revenda de bijuterias

Como lucrar com a revenda de bijuterias

Da nobreza às passarelas, as bijuterias são uma forma lucrativa de empreender.

Hoje, em pleno século 21, a venda de bijuterias é uma forma lucrativa de ter uma renda extra, ou até mesmo uma renda principal. Mas você sabe quando essas peças deixaram de pertencer apenas à nobreza e passaram a fazer parte da vida de todas as pessoas? O Sr. GIV veio te contar um pouco da história desses acessórios e, além disso, dar umas dicas de como lucrar com essas peças.


A palavra Bijuteria deriva do Francês Bijouterie, que significa “joia”. No início da história, na idade média para ser mais específico, elas não faziam referência à moda, ou se quer à vaidade, mas sim aos movimentos religiosos! Pessoas de diferentes religiões utilizavam como amuletos para proteção. Índios costumavam usar para cerimônias em aldeias e, segundo estudos, com a finalidade de se destacar, com o intuito de atrair atenção do sexo oposto. Já os cristãos, encontravam nos crucifixos uma forma de carregar no pescoço um pouco de suas crenças. 


Nas culturas egípcias, gregorianas e romanas, era comum o uso de medalhas, escapulários, cruzes, pulseiras com imagens de santos, dentre outros. Além de representar movimentos religiosos, era uma forma de fazer uma distinção social, até que começou a produzir acessórios com materiais menos nobres e mais baratos.


O termo Bijuteria em si começou a se tornar mais popular nos anos 20, até então essas peças ainda eram mais usadas entre as pessoas de alta classe, mesmo havendo bijuterias com materiais menos nobres, era mais comum que mulheres ricas usassem tais peças. 


Em 1920, uma mulher ficou muito conhecida por usar diversos colares de pérolas naturais, que era a joia muito usual na época, compondo assim looks criativos e cheios de personalidade, o que basicamente era a assinatura dela. Essa mulher, que faria aniversário dia 19/08, foi a responsável por levar às passarelas e juntar à alta costura, acessórios mais baratos e acessíveis aos mais diversos públicos, o nome dela? Coco Chanel.


Gabrielle Bonheur Chanel, mais conhecida como Coco Chanel, foi a responsável por popularizar as Bijuterias, quando em 1924 lançou a coleção “bijouterie fantaisie”. Essa coleção barateou o uso de joias, pois nela Coco Chanel usou materiais com baixo custo, deixando mais em conta a produção e colocando os acessórios antes símbolos de status, na categoria de popular. O nome da coleção em si, remete às famosas “Bijus” que conhecemos hoje, já que “Bijouterie” significa joia em francês, enquanto “Fantasie” significa falsas, ou seja, “joias falsas”. 


Os anos 40, 50, 60 e 70 aconteceram muitas mudanças, já que principalmente as décadas de 40 e 50 foram marcadas pela explosão da juventude, assim, o que antes era apenas dourado, prata ou cores mais sólidas, os jovens passaram a extravasar nas bijuterias, usando mais cores. Um grande marco dessa época foi a modelo Twiggy com seus enormes brincos coloridos.


Movimentos culturais que trouxeram ainda mais personalidade e popularidade ao uso de acessórios foram o Rock and Roll e o Hippie, ambos entre as décadas de 40 e 60. 


Agora, saindo do contexto histórico e trazendo mais para a atualidade, as bijuterias  continuam sendo um movimento sempre inovador, pois a cada ano as tendências passam por mudanças. Às vezes trazendo referências das décadas acima, ou com bijuterias cheias de personalidade e contemporaneidade! Elas são uma forma de dar um ”UP” no que se está vestindo e, hoje em dia, não são mais só as mulheres que procuram por elas, os homens também têm buscado essas tendências para agregar no visual.


Com toda essa procura que se torna cada vez maior, a forma de venda e revenda também vem se alterando e crescendo, migrando das lojas físicas para os e-commerces.


Mesmo depois de décadas, a ideia de que um bom acessório transforma qualquer look permanece viva! E, é pensando nela que cada vez mais esse comércio vem crescendo. Mas, será que vale a pena entrar no ramo de Bijuterias? Sim, vale MUITO a pena! Em números, esse comércio movimenta cerca de 1 bilhão de reais por ano, em território nacional, ou seja, é um ramo lucrativo e que compensa o investimento. 


Mas, afinal, como lucrar nessa área? O Sr. GIV tem muitas dicas de como ganhar dinheiro com esses acessórios. 


A melhor forma de lucrar com a venda de Bijuterias é a revenda, comprando em atacado de bons fornecedores e revendendo no varejo ao cliente final. Na maioria dos casos, a margem de lucro dessas vendas é de 100%, caso seja bem elaborada, para isso é importante um bom investimento, comprometimento e tempo! Apesar de ser um segmento que dificilmente apresenta quedas, é um mercado concorrido, onde o vendedor precisa ter criatividade e sair do óbvio. 


Antes, a venda de bijuterias era feita apenas através de lojas físicas, hoje esse cenário mudou! Site, Instagram, Facebook e WhatsApp são algumas das plataformas usadas para a venda e revenda dessas peças, por isso é de extrema importância a criatividade do vendedor. O cliente tem um leque de opções na palma da mão. Então, é necessário inovar e mostrar identidade em todo o processo de venda, desde o momento em que as bijuterias são oferecidas, até quando chegam na casa do cliente.


  1. Aqui vão algumas dicas para se destacar nas vendas: 

  2. - Invista em uma plataforma bem elaborada. O site deverá ser funcional e convidativo;
  3. - Acessórios que fujam do convencional te ajudará a criar uma identidade e seus clientes sempre vão te procurar por saber que você tem bijuterias novas a oferecer;
  4. Unboxing! Na venda online o unboxing é a forma mais interessante de criar uma experiência de compra memorável para o cliente. Invista em acessórios que levam identidade como uma cartela de brincos, cartela de bijuterias e/ou tag de preço personalizada, levando ao cliente seu logo e mostrando sua preocupação e carinho na hora de montar o unboxing; 
  5. Fotos de qualidade são essenciais, mas fuja do convencional! Mostre um conceito no momento de fotografar as bijuterias. Uma dica é dar opções de como e onde podem ser utilizadas, visando sempre a versatilidade;   
  6. - Faça uma boa divulgação, principalmente quando peças novas chegam ao site, já que é uma forma de manter a atenção do cliente;
  7. - Interaja com seus clientes e seguidores das redes sociais, peça que marquem a loja quando usarem seus acessórios;
  8. - Influencers Digitais! Não é segredo pra ninguém que os influencers são ótimos divulgadores, então, caso seja possível esse investimento, com certeza valerá a pena;
  9. - Enfim, a venda de bijuterias é um dos segmentos online que mais cresce. Mas, é necessário criar uma boa estratégia, assim esse comércio poderá gerar uma boa renda extra e até uma renda principal. 

Gostou das dicas? Então, aqui vai mais uma: confira a linha completa de Embalagens para Bijuterias da GIV Online, ela foi pensada para levar identidade, tanto no E-commerce como nas lojas físicas.


Espero que tenha gostado, até a próxima!

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