CMYK ou RGB? Saiba qual escolher!

CMYK ou RGB? Saiba qual escolher!

Decidir qual padrão de cor usar, será ainda mais fácil.

Quem nunca ficou em dúvida sobre a configuração das cores na hora de enviar o material para a impressão? Afinal, é CMYK ou RGB? O Sr. GIV veio tirar essas dúvidas e contar tim tim por tim tim do que você precisa saber sobre esses padrões.  

A indústria gráfica é enorme e cheia de possibilidades, mas existem coisas que não mudam independente do setor e um deles são as cores! As impressões seguem o padrão de cores CMYK. O motivo, é que ele é próprio para materiais impressos, enquanto o RGB é característico do digital.

CMYK é a sigla usada para representar as iniciais das cores Cian, Magenta, Yellow e Black, que significam Ciano, Magenta, Amarelo e Preto. Essas são cores consideradas primárias! Juntas, possibilitam vastas opções de combinações, usadas na impressão gráfica. 

Antes da sigla ficar completa, era apenas CMY! Isso porque, pensavam que para alcançar o preto, era necessário apenas as cores ciano, magenta e amarelo; mas a combinação dessas cores acabava resultando em um tom marrom. Então, resolveram acrescentar o preto, assim, obteve a combinação certa. 

A sigla RGB representa as cores Red, Green e Blue, que em tradução são as cores Vermelho, Verde e Azul. Assim como no caso das primárias CMYK, essas também permitem diversas combinações, mas que são encontradas em monitores de computador, televisão, câmeras digitais e smartphones. 

Mesmo depois de conhecer as diferenças, ainda não sabe qual a melhor opção de impressão? Então, o Sr.GIV vai contar pra você. 

A melhor opção na hora de mandar seu material para a impressão, é o CMYK! Isso porque, foi um padrão desenvolvido justamente para a área gráfica.

E se o arquivo já estiver pronto? É preciso refazê-lo do zero nas cores CMYK? Não! Os programas usados para a criação de arte como Corel Draw, Illustrator e Photoshop, oferecem opções para a conversão de cores e uma pré - visualização de impressão, onde é possível visualizar em CMYK.

Cada programa tem seu próprio passo a passo para a mudança de cores e, como o Sr. GIV gosta de dar dicas, ele resolveu mostrar como se faz essa mudança nos principais programas de edição do grupo Adobe, começando pelo Photoshop. 

O caminho no Photoshop é Imagem> Modo> Cores CMYK, como na imagem a seguir:


 


No Corel, o caminho é Bitmaps > Converter em Bitmap > Modo de cor> CMYK (32 bit), como nas imagens a seguir:




No Illustrator, o caminho para a criação de um documento em cores CMYK é Arquivo> Modo de cor do documento> Cor CMYK, como na imagem a seguir:





A diferença entre as cores está, principalmente, na iluminação. Já que uma é para impresso, e a outra, foi desenvolvida para dispositivos eletrônicos com iluminação embutida. 


 

Uma dica do Sr. GIV, para aqueles que amam usar cores escuras nos arquivos é: quando optar por um preto mais vivo, saindo do preto chapado, use as combinações C30% M0% Y0% K100%. Isso também é válido para arquivos acinzentados.  



Agora, que todas as dúvidas a respeito de RGB e CMYK foram sanadas, está na hora de mandar seu arquivo, com a certeza de que a escala de cores escolhida é a mais adequada para a impressão gráfica. Para isso, acesse o site, baixe um dos gabaritos que fica abaixo dos mockups de cada produto e na finalização da compra, envie o material que será impresso. 


Espero que tenha curtido as dicas, até a próxima!

;