7 técnicas de persuasão para vender mais
Conheça quais são e coloque todas elas em prática.
Vender é sempre um desafio! Por isso, ter algumas técnicas para te ajudar neste momento decisivo, é essencial. Hoje, a GIV Online, vai te passar algumas dicas de como ter uma persuasão afiada quando você estiver tentando convencer seu cliente a comprar determinado produto ou contratar algum serviço.
Mas, afinal, o que é persuadir? A persuasão nada mais é que convencer alguém a tomar uma certa atitude, com base nas suas argumentações ou fazer com que ela acredite no que está dizendo. Muitas pessoas confundem essa estratégia de marketing com manipulação, mas a persuasão traz benefícios para ambas as partes, tanto para o vendedor/empresa quanto para o cliente.
Então, se você quer se tornar um ótimo vendedor, é preciso saber algumas técnicas de persuasão para conquistar mais clientes.
Veja 7 técnicas para você colocar em prática:
- Autoconhecimento
Convencer o outro de alguma ideia nem sempre é fácil. Por isso, primeiro você precisa ter confiança e segurança naquela mensagem que deseja passar. Aprimore suas qualidades e trabalhe em cima dos seus defeitos.
Com certeza, você se autoafirmando e reconhecendo suas emoções, sensações e ideias, conseguirá abordar melhor um cliente potencial e ter o desempenho desejado. Confie em você!
- Linguagem corporal
O corpo fala! E o seu cliente também estará atento a todos os sinais. Mostre segurança na sua mensagem, através de gestos e posturas. Sorria naturalmente, mantendo o contato visual. Mostre que está prestando atenção no que seu cliente está dizendo, com o corpo sempre direcionado para ele.
Tome cuidado com braços cruzados e evite gesticular demais, pois isso pode demonstrar desinteresse pela conversa, insegurança ou nervosismo.
- Prova social
Com certeza, você já comprou ou contratou algum serviço com base nas opiniões e avaliações de outras pessoas, né?! Hoje em dia, essa situação acontece muito em sites e redes sociais, até com a utilização de influenciadores digitais.
Isso não é diferente quando você está apresentando suas ideias aos futuros clientes. Ao passar as suas informações, mostre que outras pessoas já utilizaram o produto ou o serviço e que ele atendeu super bem a necessidade desses consumidores. Depoimentos de clientes antigos funcionam de uma forma incrível.
- Autoridade
Domine o assunto! Para convencer a decisão de compra de outra pessoa, você precisa ter muito conhecimento sobre o produto ou serviço que está oferecendo. Por isso, pesquise bastante e estude sobre seu material. Em caso de dúvidas do cliente, você saberá responder prontamente e passará mais confiança.
- Empatia
Se colocar no lugar do outro é uma técnica essencial quando o assunto é persuasão. Você precisa entender o que seu cliente deseja, para que consiga convencer ele a fechar negócio com você ou com a sua empresa.
Portanto, invista em uma conversa aberta e entenda quais as necessidades e expectativas que esse cliente potencial espera com seus serviços.
- Senso de urgência e escassez
Uma das estratégias utilizadas para vender é o senso de urgência. Aposte em ações com data limite, como por exemplo, promoção válida até durarem os estoques. Geralmente, essas propostas ganham bastante engajamento.
- Comunicação clara e objetiva
Saber se comunicar é imprescindível dentro das técnicas de persuasão em vendas. É interessante sempre usar o mesmo vocabulário que seu cliente potencial, pois assim a conversa tende a fluir mais e o poder de convencimento fica maior. Nem sempre falar palavras mais rebuscadas é sinônimo de uma comunicação clara e objetiva. Então, conheça seu cliente e tenha um diálogo natural.
E aí, gostou das dicas? Coloque todas elas em prática e comece a vender muito mais.
Até a próxima!
Ana Costa
Autor (a)